Muito se tem falado sobre a importância de um planejamento tributário. Mas o que é planejamento tributário? Neste post você entenderá o básico sobre o assunto e certamente entenderá a necessidade de seu negócio estar amparado por um planejamento tributário, seja ele operacional ou estratégico.

Informações iniciais

De início, cabe informar que o planejamento tributário é o estudo e análise das oportunidades de redução da carga tributária dentro dos parâmetros legais para melhorar a gestão e organização da fiscalização das obrigações fiscais e do recolhimento de tributos. E não é só.

Além de outras inúmeras vantagens, o planejamento tributário evita problemas fiscais, com melhor ajuste da margem de lucro e reflexo no preço do seu produto e/ou serviço, trazendo mais economia, segurança e competitividade para seu negócio.

Ou seja, o planejamento tributário envolve muito mais atenção e exige conhecimento especializado do que ter sistemas de controle de receitas e despesas, bem como acompanhar o cumprimento das obrigações dia após dia.

Planejamento Tributário X Planejamento Estratégico

Como informado acima o planejamento tributário pode ser operacional (básico), que compreende os procedimentos internos estabelecidos para cumprimento das exigências legais, tais como: recolhimento de tributos e entrega das obrigações acessórias dentro dos prazos previstos na lei, como ainda o acompanhamento das escriturações contábeis .

Já o planejamento estratégico, que deve anteceder o operacional, envolve os estudos para o enquadramento da empresa no regime tributário que melhor reflita a porta e estrutura da empresa, a(s) atividade(s) econômica(s) do negócio (os tipos de produtos e/ou serviços), e as atividades operacionais administrativas, contábeis e financeiras.

Como visto até aqui, o planejamento tributário é de vital importância para o seu negócio, a fim de verificar qual a forma mais econômica de coletar os tributos devidos pela sua empresa. Além da economia, é uma oportunidade para ter toda a documentação fiscal organizada para outros fins, como: atendimento de eventual fiscalização; análises futuras e simulações para mudança de regime tributário mais conveniente; verificar se todos os tributos estão sendo pagos e de acordo com as disposições legais.

Considerações finais

Por fim, lembre-se que no Brasil, em matéria tributária, são mais de 2,17 normas editadas por hora (dia útil), e por essa razão, não existe um regime tributário perfeito para seu negócio para todo o sempre, o que demanda estar constantemente em contato com um especialista para avaliar as melhores opções de planejamento e de redução de possíveis contingências fiscais.

Matéria Escrita por: Henrique Ferraro

Artigos por Segmento

Não perca nenhum conteúdo!

Inscreva-se na nossa newsletter e receba nosso conteúdo jurídico em primeira mão!

Aviso

COMUNICADO IMPORTANTE - Alerta de Fraude

Golpistas estão utilizando, de forma indevida, nomes reais de profissionais da nossa equipe. Eles têm acesso a dados de processos reais e entram em contato com clientes na tentativa de aplicar fraudes, geralmente solicitando pagamentos via PIX, transferências bancárias ou informações pessoais.

NÃO RESPONDA, NÃO ENVIE NENHUM DADO ou VALOR, e entre em contato conosco imediatamente pelos canais oficiais.

ATENÇÃO:
Nossos advogados jamais solicitam pagamentos por mensagens ou ligações informais.

Toda e qualquer comunicação oficial da Ceroni Advogados é feita por meios institucionais e canais autorizados.

Desconfie de abordagens urgentes ou fora do padrão habitual.

Se você receber qualquer contato suspeito em nome de nossos profissionais, NÃO RESPONDA, NÃO ENVIE NENHUM DADO ou VALOR, e entre em contato conosco imediatamente pelos canais oficiais.

Usamos cookies para personalizar conteúdos e melhorar a sua experiência. Ao navegar neste site, você concorda com a nossa Política de Privacidade